Por Uyara Pellissari

Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ÉTICA nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

EF69LP35 Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

EF69LP36 Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

CDLD11 Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

CDLD12 Produzir conteúdo multimídia utilizando linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

EF02LP20 Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

EF02LP23 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.

EF03LP24 Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF69LP38 Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

EF67LP20 Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

CDLS13 Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria das produções.

CDCD02 Navegar com segurança, responsabilidade e ética no mundo digital. CDCD13 Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.

TDCR02 Utilizar a internet para acessar informações. TDCR05 Utilizar diferentes mecanismos de busca em pesquisas na internet.

EF15AR26 Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

TDHS08 Utilizar softwares para editar e publicar imagens, textos, áudios e vídeos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Fonte de Imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/fundo'>Fundo foto criado por kbza - br.freepik.com</a>

Fonte de pesquisa de Texto: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx

https://educacao.caxias.rs.gov.br/referencial-curricular-essencial

https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2020/03/bb1ac325-6883-4048-8d68-8f6fccf399ed.ods?download=Tecnom%C3%ADdias%20-%20Anos%20Iniciais.ods

Comentários

Postagens mais visitadas