Por Uyara Pellissari
Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ÉTICA nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das
diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e
desenvolver projetos autorais e coletivos.
EF69LP35 Planejar textos de divulgação científica, a partir
da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de
notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de
campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do
conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de
divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de
enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico,
relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo,
tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a
disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato
mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos
advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de
campo realizados.
EF69LP36 Produzir, revisar e editar textos voltados para a
divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como
artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico,
infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento,
relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o
contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas
construções composicionais e estilos.
CDLD11 Agregar diferentes conhecimentos para explorar
linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e
animações).
CDLD12 Produzir conteúdo multimídia utilizando linguagens
midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).
EF02LP20 Reconhecer a função de textos utilizados para
apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas
entrevistas, registros de experimentações).
EF02LP23 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos
registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema
investigado.
EF03LP24 Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de
observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF69LP38 Organizar os dados e informações pesquisados em
painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o
tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a
multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a
apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e
proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo
determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de
uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.
EF67LP20 Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões
definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
CDLS13 Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria
das produções.
CDCD02 Navegar com segurança, responsabilidade e ética no
mundo digital. CDCD13 Explorar ambientes virtuais de informação e socialização
analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
TDCR02 Utilizar a internet para acessar informações. TDCR05
Utilizar diferentes mecanismos de busca em pesquisas na internet.
EF15AR26 Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais
(multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo,
fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
TDHS08 Utilizar softwares para editar e publicar imagens, textos, áudios e vídeos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
Fonte de Imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/fundo'>Fundo foto criado por kbza - br.freepik.com</a>
Fonte de pesquisa de Texto:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx
https://educacao.caxias.rs.gov.br/referencial-curricular-essencial
https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2020/03/bb1ac325-6883-4048-8d68-8f6fccf399ed.ods?download=Tecnom%C3%ADdias%20-%20Anos%20Iniciais.ods
Comentários
Postar um comentário