Habilidades desenvolvidas no Projeto "Blog Coletivo"
(CDCD02) Navegar com segurança, responsabilidade e ética no mundo digital.
(CDCD13) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização
analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
(CDLD03) Reconhecer e explorar tecnologias digitais.
(CDLD06) Interagir com as diferentes mídias (jornais,
revistas, televisão, rádio, internet, etc.)
(CDLD11) Agregar diferentes conhecimentos para explorar
linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e
animações).
(CDLD12) Produzir conteúdo multimídia utilizando linguagens
midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).
(CDLS13) Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria
das produções.
(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para
apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas
entrevistas, registros de experimentações).
(EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos
registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema
investigado.
(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de
observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos
digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo,
fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição
de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos
multissemióticos disponíveis.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos
gráficos.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões
definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir
da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de
notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de
campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do
conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de
divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia,
verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato
de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista
seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de
informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um
público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas
bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
(EF69LP38) Organizar
os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação,
levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características
do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão
utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos
paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de
estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da
definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da
leitura ou fala espontânea.
(PCRP02) Identificar que todos os softwares são programados.
(TDCR02) Utilizar a internet para acessar informações.
(TDCR05) Utilizar diferentes mecanismos de busca em pesquisas
na internet.
(TDHS08) Utilizar softwares para editar e publicar imagens,
textos, áudios e vídeos produzidos, explorando os recursos multissemióticos
disponíveis.
Por Mônica Bonetto
Fonte de pesquisa:
https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx
https://educacao.caxias.rs.gov.br/referencial-curricular-essencial
https://www.google.com/url?q=https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2020/03/bb1ac325-6883-4048-8d68-8f6fccf399ed.ods?download%3DTecnom%25C3%25ADdias%2520-%2520Anos%2520Iniciais.ods&sa=D&ust=1603912421139000&usg=AOvVaw24JSWHka5iKfrFE6AN5qbQ
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Comentários
Postar um comentário