Habilidades desenvolvidas no Projeto "Blog Coletivo"

 

Fonte da imagem: https://www.canva.com

(CDCD02) Navegar com segurança, responsabilidade e ética no mundo digital. 

(CDCD13) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.

(CDLD03) Reconhecer e explorar tecnologias digitais.

(CDLD06) Interagir com as diferentes mídias (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.)

(CDLD11) Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

(CDLD12) Produzir conteúdo multimídia utilizando linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

(CDLS13) Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria das produções.

(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

(EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.

(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos. 

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

(PCRP02) Identificar que todos os softwares são programados.

(TDCR02) Utilizar a internet para acessar informações.

(TDCR05) Utilizar diferentes mecanismos de busca em pesquisas na internet.

(TDHS08) Utilizar softwares para editar e publicar imagens, textos, áudios e vídeos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Por Mônica Bonetto

Fonte de pesquisa:

https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx

https://educacao.caxias.rs.gov.br/referencial-curricular-essencial

https://www.google.com/url?q=https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2020/03/bb1ac325-6883-4048-8d68-8f6fccf399ed.ods?download%3DTecnom%25C3%25ADdias%2520-%2520Anos%2520Iniciais.ods&sa=D&ust=1603912421139000&usg=AOvVaw24JSWHka5iKfrFE6AN5qbQ

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/


Comentários

Postagens mais visitadas